Como Deixar a Sua Casa Aconchegante

16 de jul de 2015

Olá olá, meninas, estou tão na correria ultimamente, parece que quando as coisas começam a acontecer vem tudo de uma vez... Bom, estou pesquisando muito sobre casas e decoração ultimamente, então percebi alguns aspectos que são responsáveis por deixar o ambiente mais gostoso e aconchegante, então resolvi que este assunto é digno de um post.



Harmonia é a palavra chave, sei que quando o assunto é decorar um novo lugar queremos sempre deixar tudo lindo, mas não podemos nos esquecer de algumas características que contribuem para que as pessoas se sintam bem no local, então lá vão algumas dicas:

Organização e Limpeza são (pelo menos pra mim) tópicos essenciais se você quer se sentir bem, de acordo com o Feng Shui, a bagunça acumula energias e acaba sobrecarregando o ambiente, portanto deixe o caminho livre: organize, coloque cada coisa em seu lugar. Também é importante retirar o lixo todos os dias e se livrar do que não usa mais.


O esquema de cores é importante para definir o "clima" do ambiente, ainda dentro do Feng Shui cada cor tem um significado e confere características para o ambiente, tendo a capacidade de potencializar ou acabar com o aconchego, antes de pintar a casa pesquise bastante a influência das cores sobre o ambiente, tenho algumas sugestões, que são minhas cores favoritas:

  • Amarelo: estimula a concentração e desenvolvimento do intelecto, é uma boa cor para sala de estudos e escritórios.
  • Rosa: remete à ternura, romance. Expressa alegria e jovialidade. Indicada para halls de entrada e quartos.
  • Azul: transmite paz e tranquilidade, simboliza o poder do inconsciente. Muito usada em quartos (casal e infantil) e locais de meditação.
  • Verde: inspira equilíbrio e harmonia. É uma excelente cor para renovar o ambiente, marcar o início de um novo ciclo, como por exemplo, um novo lar. Para os quartos, prefira tons clarinhos.
  • Branco: é um coringa, é bom para cozinha, quarto, banheiros... Simboliza paz e purificação, porém é bom ter certo cuidado, pois ambientes completamente brancos costumam causar incômodo, combine a cor com uma decoração vibrante.


A decoração é um elemento que se destaca no quesito "conforto visual", não sobrecarregar é o ideal, lembre-se: menos é mais. Minha dica aqui é que você escolha itens que combinem com a sua personalidade e não "pesem" no ambiente. Plantas são muito usadas na entrada e salas de estar da casa, já nos quartos o excesso de aparelhos eletrônicos pode prejudicar o aconchego do local, então é melhor não colocar muitos, a cozinha é um lugar próspero, então tudo deve estar funcionando por lá e fuja da poluição visual, no banheiro objetos de cores claras inspiram limpeza, e por ai vai.


A temperatura também é um ponto a se pensar: ninguém merece passar frio ou calor em excesso, acaba com o sossego de qualquer um. Se você mora em locais de temperaturas extremas, o ideal é investir num ar condicionado ou climatizador. 


Luminosidade: quanto mais natural melhor, deixe a luz entrar! Mantenha as janelas abertas durante o dia e aposte nas cortinas para controlar a claridade. Para ambientes inevitavelmente escuros compensa colocar abajoures e luminárias, que deixam o ambiente charmoso e iluminado.

Espero que vocês tenham se inspirado para deixar o lugar onde vivem cada vez mais agradável, e não se esqueçam que não é preciso gastar uma fortuna para isso, basta usar a criatividade para organizar os objetos que você já tem em casa e criar um clima aconchegante.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Made With Love By The Dutch Lady Designs