Dicas Para Melhorar Seus Estudos

2 de fev de 2015


Oi amores, as aulas voltam hoje para a maioria das pessoas. Normalmente nessa época eu me organizo, compro material e deixo tudo preparado. Uma coisa que as pessoas me perguntam bastante é como eu estudo, porque costumo obter bons resultados e saio de férias cedo, bom, tenho duas palavras que regem a minha rotina: esforço e organização. Seguem algumas dicas:


1 - Providencie o material: primeiramente você deve ter toda teoria impressa ou salva no computador, eu costumo imprimir os slides de aula e associar ao que anotei no meu caderno em sala, como na minha faculdade tem um plano de estudos que possibilita saber o conteúdo que será dado por dia, costumo preparar o gravador e fazer áudios do professor explicando os assuntos mais complexos. Estudar em um lugar confortável também ajuda, escolha uma escrivaninha ou mesa, nada de estudar em cima da cama (lombalgias começam assim).

2 - Descubra seu jeito de estudar: você precisa encontrar o modo certo para você, na minha opinião, estudar é uma atividade muito individual, cada um tem uma maneira de fixar melhor a matéria. Eu sou uma pessoa sensorial, então gosto de imprimir tudo e grifar com marca textos coloridos, colocar post-its para chamar atenção e gravar audios, o que não funciona muito para mim é apenas ler, preciso ouvir ou associar à formas e cores. Estudo melhor de manhã, faço resumos e fico colorindo eles também.

3 - Tenha uma agenda: este item já se tornou indispensável na minha vida, se você tem que conciliar trabalho com escola / cursinho / faculdade indico mais ainda. Tire 15 minutinhos por dia para organizar o seu dia seguinte, ou separe um tempo do final de semana para planejar como será sua semana, anote tudo o que você não pode esquecer de fazer e sempre olhe o dia atual + o dia seguinte (não escolha uma agenda muito pequenininha, mas num tamanho que caiba na bolsa).

4 - Gerencie suas faltas: costumo pegar aquelas divisórias do caderno para anotar as ausências referentes à cada matéria, anoto a data de cada falta. No final do mês, contabilizo e passo os números para a agenda, fica fácil visualizar e calcular quantas faltas ainda podem ser dadas.

5 - Tenha um calendário: como eu disse ali em cima, estímulos "visuais" são meu forte, então me ajuda muito marcar as datas das provas em vermelho e a semana anterior em laranja, eu fico mais atenta aos dias que não posso marcar compromissos que atrapalhem as minhas horas de estudo mais intensas, que costumam na semana que antecede as provas.

6 - ESTUDE: não adianta, não existe milagre, se você não estudou a chance de você se dar mal é de quase 100%. Separe algumas horas todo dia para dar uma olhada na matéria, tiro 2 horas estudando a matéria do dia anterior, costumo revisar todo o conteúdo na semana anterior à semana de provas e durante a mesma, ai não tem jeito: é ritmo de guerra, me fecho no meu quarto e mergulho na matéria, passo 4 horas estudando na parte da manhã, almoço, e fico mais 3 horas estudando no período da tarde (dando uma pausa de 15 minutos a cada 1 hora). Eu não sou o tipo de pessoa confiante, então nunca acho que estudei o suficiente, me cobro demais e sou perfeccionista, preciso fazer essa maratona para sentir segurança antes de uma prova (melhor estudar demais do que de menos né).

7 - Leve uma vida equilibrada: faça coisas que você gosta, associar estudo ao lazer é muito importante, eu costumo fazer o que gosto aos finais de semana, muitas vezes marco meus trabalhos de modelo aos domingos (é uma terapia pra mim, sério). Se alimente direito e durma bem, alimentação equilibrada e uma boa noite de sono fazem parte da base biológica para obter um aprendizado efetivo. Seja feliz! Faça o que você ama.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Made With Love By The Dutch Lady Designs