Dicas de Etiqueta Para Casamentos

26 de jan de 2015


Olá amores, hoje estou trazendo um assunto interessante e super importante: regras de etiqueta para casamentos. Notei, ultimamente, um fluxo maior de casórios, acho que é porque as pessoas da minha geração estão começando a juntar as escovas de dente, e eu não estava acostumada com essa demanda -rs. Pensando nisso, resolvi fazer um apanhado de regrinhas e detalhes que fazem toda diferença tanto na hora de casar, quanto na hora de ir a uma cerimônia. Confira:



PARA OS NOIVOS

Os convites devem ser entregues pessoalmente ou pelo correio, fica indelicado convidar por e-mail ou redes sociais. Outra dica é estabelecer data para confirmação da presença, assim os organizadores saberão o número exato de convidados. Direcione o convite à pessoa, ao casal ou à família (para incluir filhos) e não se sinta mal por não convidar algumas pessoas que você perdeu contato, é normal e totalmente aceitável, ainda mais se for uma cerimônia pequena e familiar.

O atraso da noiva já é uma tradição ultrapassada, esqueça isso! É uma indelicadeza sem tamanho com os convidados e falta de respeito com a organização da igreja, pois podem haver outros casamentos marcados para o mesmo dia. Se o noivo já está no altar não há porque ficar enrolando. Outra dica para a noiva: o branco não é obrigatório! Você pode escolher a cor que mais lhe agrada ou variar em tons de nude que fica lindo.

Quanto aos presentes: importante ressaltar que deixar isso facultativo é a grande dica para fazer com que os padrinhos e convidados se sintam à vontade, mas você também pode fazer uma lista de opções para quem quer presentear, há diversos sites de lojas onde você pode criar listas (Magazine Luiza e Casas Bahia por exemplo), você pode selecionar os itens e pedir que as pessoas acessem o site, desse modo evita-se distribuir pedidos específicos (mas não exagere nos preços: é deselegante solicitar itens caros demais, a não ser que a própria pessoa ofereça).

Cumprimentos: hoje em dia não se usa mais formar aquela "fila quilométrica" para cumprimentar os noivos, o ideal é circular durante a festa e ir cumprimentando aos poucos, ou esperar que os convidados venham até você (mas não todos de uma vez só).

Noiva: na hora de jogar o buquê prefira um local aberto e espaçoso, ou você pode escolher uma pessoa da festa para presentear com seu buquê sem problemas, isso evita aglomeração.

IMPORTANTE: é desagradável arrecadar dinheiro durante a festa, me refiro à atitudes como passar o sapato da noiva ou cortar a gravata do noivo, muita gente não sabe do "costume" e vai desprevenida, o que causa constrangimento, e também porque seus convidados já gastaram o suficiente com presentes, roupas e maquiagens para a cerimônia, pega mal cobrar mais isso deles.


PARA OS CONVIDADOS

Primeira regra: é inaceitável levar pessoas que não foram convidadas, é uma falta de educação grotesca que deve ser evitada, pois a festa foi organizada para uma quantidade de pessoas, de repente o número aumenta, isso pode deixar os noivos numa "saia justa".

Roupas adequadas: as mulheres nunca devem usar branco, decotes muito generosos ou saias curtas. Preze sempre o bom gosto na hora de escolher uma roupa e nada de exagerar na produção, não tente ofuscar a noiva, o dia é dela. As convidadas (excluindo as madrinhas) podem sim usar preto, desde que o casamento seja à noite. Para os homens terno e gravata está de bom tamanho. Se houver especificações siga-as (por exemplo: madrinhas de rosa, verde, azul, ou usando flores no cabelo, trança, etc).

O buquê: Não fique empurrando as outras pessoas na hora de pegar o buquê, isso gera tumulto. Seja gentil e cordial, não é causando "furdunço" na festa que você vai arranjar um marido, não é mesmo?

É extremamente indelicado deixar de comparecer à cerimônia na Igreja e ir apenas à festa (a não ser que tenha um motivo para isso, e sempre especifique aos noivos). Acho que não preciso nem explicar o por que né!? Não se atrase, não exagere no álcool. Também é proibido levar arranjos, flores e doces da festa, ok? 

Desligue o celular (ou opte pelo modo silencioso) e não fique tirando fotos da cerimônia, para isso provavelmente foi contratado um fotógrafo (na festa pode -rs).

Seguindo essas dicas básicas você não vai fazer feio, mas toda atenção é necessária, casando ou indo a um casamento, este post ficou um pouquinho grande, mas é preciso que você leia atentamente para fugir das "gafes" mais comuns que podem acabar com o glamour de qualquer evento. Espero ter ajudado, aproveite sua festa 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Made With Love By The Dutch Lady Designs