Dicas para melhorar seu inglês

10 de ago de 2014


Aprender outro idioma é muito importante hoje em dia, com a globalização e a internet temos a chance de nos conectar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, mas "falar a mesma língua" é indispensável para manter o contato. Bom, o inglês é universal: em todo lugar do planeta tem gente que fala inglês, é um idioma relativamente fácil, mas que necessita de exercício. 

A minha experiência foi adquirida com relações interpessoais: tenho muitos amigos fora do Brasil, e posso afirmar que devo grande parte do meu conhecimento a eles. Talvez por isso eu tenha dificuldade com as formalidades, me acostumei demais com as gírias e abreviações. Porém há algumas outras maneiras de aprender e treinar o seu inglês em casa, seguem algumas dicas para você que não consegue mais viver sem essa língua maravilhosa.

1. Assista filmes/seriados legendados
Deixe a dublagem de lado, por mais que pareça chato de acompanhar no começo logo logo você se acostuma, é ótima maneira de treinar a audição para reconhecer expressões, ajuda muito com a pronúncia, pois você acaba associando algo que leu quando escuta a palavra. Sem contar que ocorre uma aprendizado menos formal que, na maioria das vezes, vai te ajudar a deixar a outra pessoa mais confortável na conversa (até porque numa viagem você não vai sair falando tudo muito certinho com todo mundo, seria um pouco estranho).

2. Siga blogs/vlogs gringos
No começo é meio difícil, mas com o tempo você pega o jeito. Escolha um estilo que te agrade e acesse regularmente. No menu "Recomendo" tem uma lista de gente que eu sigo, alguns blogs internacionais que eu costumo acessar, enfim :)
Você que passa a maior parte do tempo no youtube: não perca tempo, junte o útil ao agradável e aprenda sobre moda, maquiagem e tudo o que está rolando lá fora, gosto muito da Anastasjia Louise, sigo a linda da IJustine e sou apaixonada pelo Customise Fashion (da Rocky), dentre muitos outros ♥

3. Traduza músicas
Muitas vezes você ama uma música de um determinado artista, mas não vai atrás do significado. A dica aqui é traduzir e tentar cantar suas músicas favoritas, assim você se diverte e treina o inglês. Super recomendo, fiz muito isso com Avril Lavigne e Jason Mraz na adolescência, hoje em dia curto mais Beatles e Lana Del Rey, mas quando me interesso por uma música sempre procuro saber do que ela fala e qual foi o objetivo do compositor ao escrevê-la. Conhecimento é sempre bem vindo.

4. Leia livros em inglês
Comece devagar, talvez com histórias que você já conhece e goste bastante. Nada de ter dó de rabiscar, grife as palavras que não conhece e anote o significado ao lado, assim toda vez que tiver dúvida você vai direto onde anotou, fica mais fácil de encontrar e memorizar. Recentemente venho sendo cobrada quanto a ler e interpretar outros idiomas por parte da faculdade: vez ou outra aparecem alguns artigos científicos em inglês para resenhar, eu tenho que me virar com os termos técnicos, mas no fim sempre dá certo e eu sempre consigo entender basicamente tudo o que está escrito ali. 

5. Participe de Redes Sociais
Há algumas redes sociais voltadas para o aprendizado de um novo idioma, a Duo Linguo e a Live Mocha são duas muito boas, lá você resolve lições e tem a oportunidade de corrigir exercícios de outras pessoas que estão aprendendo o português, a interação é bem legal. Tem o Busuu e uma infinidade de outros, o que não tem é desculpa para não ser bilíngue. 

Espero ter leitores poliglotas depois desse post!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Made With Love By The Dutch Lady Designs