Desejo Literário: Laranja Mecânica

22 de ago de 2014


Olá pessoal, hoje estou inaugurando aqui no blog a tag "Desejo Literário", que é composta por livros que eu ainda não li, mas gostaria muito de ler. O primeiro da lista é "Laranja Mecânica", faz um tempinho que eu quero esse livro, desde que vi um vídeo da Bárbara Matsuda (canal Letras de Batom), em que ela cita e mostra a edição 50 anos (o livro é lindo e muito detalhado, tem desenhos legais e cores vibrantes ♥), nem eu sei porque estou hesitando em iniciar essa leitura.

Bom, a história trata de Alex, um menino de 15 anos, que faz parte de um grupo de delinquentes que sai para cometer crimes, como roubo e espancamentos, por pura diversão. Numa dessas ações, a polícia chega e os amigos do garoto fogem, deixando que Alex seja preso (ele é condenado a uma pena de 14 anos). Na prisão, devido ao seu comportamento violento, o governo decide implantá-lo num tratamento chamado Técnica Ludovico, que promete liquidar a maldade dentro dele, consiste em expor o "paciente" a doses diárias de filmes e imagens violentas e injetar nele uma substância que causa extremo mal estar, enjoos, vômitos, com o intuito de que façam uma associação  da violência com essas sensações desagradáveis e não mais a pratiquem.

O livro, escrito por Anthony Burgess, contém 352 páginas e é "uma brilhante e perturbadora história que cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma resposta igualmente agressiva de um governo totalitário".
Para mim, não foi um prazer narrar atos de violência ao escrever o romance. Mergulhei em excessos, em caricaturas, até em um dialeto inventado, com o propósito de fazer a violência ser mais simbólica do que realista. (...) Leitores do meu livro talvez se lembrem que o autor cuja esposa foi estuprada é o autor de uma obra chamada Laranja Mecânica - A. Burgess, 1972.


Tem até um filme de 1971, produzido por Stanley Kubrick, baseado na obra de Anthony B.
 
Veja o trailer:
E ai? Ficou com vontade de ler?
Um beijo,
Claudia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Made With Love By The Dutch Lady Designs